Não Navega

Publicado: 16 de outubro de 2009 por kelldexholland em Não Navega
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ipconfig /all = lista todos os drivers de sua conexão...

ipconfig /all = lista todos os drivers de sua conexão...

Uma recomendação antes:

  • Melhor se você já estiver familiarizado com problemas na sua conexão,você salvar uma cópia destes post com você,pois a maioria dos erros tratados são para quem nem consegue se dar ao luxo de conectar e navegar,como este erro abaixo.Senão de nada terá valido este blog.

Não Navega

Para verificar o porque que sua conexão ocorreu com a internet,mas a navegação não,há algumas verificações que podem ser feitas:

  • Veja se você está realmente conectado.

Se você usa roteador,fica um pouco mais difícil de se avaliar a falta de navegação pra você.Então as dicas a seguir são:

  1. Tente abrir a página novamente
  2. Teste outro navegador se houver,como mozzila,opera,maxthon,safari,etc.Se não houver,siga o passo abaixo.
  3. Tente abrir uma pasta qualquer como meus documentos e nela no canto superior onde fica escrito MEUS DOCUMENTOS,digite o site,exemplo: Google.com e em seguida dê enter.Essa verificação é para saber se seu navegador  está ou não desatualizado ou corrompido.
  4. Se navegar,é o Internet Explorer que está com problema.Mas mesmo assim não abrir site nenhum,então vá no INICIAR>EXECUTAR>[DIGITE] cmd.Aparecerá a tela do prompt de comando.Nela digite: ping [dê um espaço e continue com]Google.com [você pode colocar qualquer outro site,mas usei este de exemplo]
  5.  Dê enter,e em seguida deixe o comando fazer o resto,este comando verifica como está sua conexão com a internet.Se der respostas… é porque vocdê está navegando por dados ou seja,pelo DOS,daí é problema é com o navegador mesmo,ou até com o protocolo TCP/IP,que é vinculado a placa de rede.
  6. Se der esgotado o tempo limite do pedido em todas as 4 linhas,então a navegação não está ocorrendo de fato,ou por problemas com o PC,ou por problemas com o modem,e ainda por problemas com o servidor dns da empresa que lhe fornece os serviços à Banda Larga,como speedy por exemplo,ou virtua…etc.

Para saber da onde que vem o problema:

Para saber se o problema é com o micro: [Sem router]

  • Vá em INICIAR>EXECUTAR>[DIGITE]cmd [o tamanho da letra não influencia em nada] e digite ipconfig [dê um espaço] /release e agora enter[Esse comando verifica problemas de IP e conexão via placa X modem] se ele der erro,reconecte o cabo e em IP dinâmico reset o modem [atrás do modem tem um pequeno furo,use uma caneta,ou clips de papel,você não levará choque,e pressione o reset até o modem apagar ou ficar com o led Power em vermelho].

Depois vá até o prompt de comando novamente [a tela preta onde você digitou ipconfig] e digite agora o mesmo comando acima e dê enter,se der respostas de numeração IP,então agora reescreva o comando e coloque no lugar do release o renew.

OBS:. Em exemplo : O modem thonson tem IP 192.168.X.X e o getway padrão 192.168.1.1,se aparecer 169.254.X.X é porque o modem continua desconfigurado,e se mesmo com outro reset no modem o IP não renovar com o renew,aí o modem pode estar apresentando problemas,ou a placa de rede do modem encontra-se em conflito.O que nos leva ao próximo passo:

 

Ainda para saber se o problema é com o micro…a placa de rede,é meio problematica para se confirmar falha,para saber disso,você precisará da ajuda de um amigo que também tenha um modem,use o modem dele no seu PC,e se ainda assim não conectar,o problema de fato é com sua placa de rede.

Pois pela lógica,se o modem do vizinho funcionava normalmente,e no seu micro não funcionou,é porque o problema é na placa de rede.Agora se conectar,é o seu modem que está com problema e você precisa entrar em contato com o suporte técnico para trocar o modem.

Para saber se o problema é com o micro: [Com router]

  • O router serve para dividir uma conexão Banda Larga com um outro PC.Você dependendo da quantidade de micros que possui e da velocidade contratada da sua conexão,pode ter quantas divisões for necessário.Mas na hora de se diagnosticar o problema de navegação fica difícil,pois as vezes a pessoa que instalou o roteamento na casa,por exemplo,não quer desfazê-lo Por achar que será um grande trabalho,ou que a culpa resumidamente é da empresa que lhe forneceu o serviço de Banda Larga,mais saiba que o roteamento não tem suporte das empresas de Banda Larga,sendo assim de responsabilidade do cliente.Se você quer sua conexão funcionando corretamente,ou você mesmo segue os passos a seguir ou chama um técnico de confiança.E isso não sou eu que digo,é do próprio seguimento das empresas.Eu já trabalhei com isso como disse em outro post e realmente dar suporte a router não é obrigatório.Nem a Linux,nem a Mac os.Mas para se saber o que acontece com sua conexão que não navega e em se tratando de um router ainda,faça assim:
  • Vá em  INICIAR>EXECUTAR>[DIGITE]cmd,lá na tela do prompt digite ipconfig,se aparecer o IP 192.168.X.296 [por exemplo]então este é o IP do seu router.Para maior exclarecimento do seu problema de navegação,sugiro que você retire o router e deixe somente o cabo RJ45 [azul,amarelo,as cores mais comuns e espesso] ligado modem X micro,joga este router pra longe [rsrsrs].Pois bem,é necessário que seja feito este procedimento pois o IP do router está interferindo pra saber onde realmente está o problema.[Veja bem um motivo pra você fazer este procedimento: ligando pro suporte eles te dirão “AH,tem router!Então reseta o modem e desliga os cabos”]O problema de você resetar o modem é que você depois vai ter que chamar um técnico de confiança pra ele rotear denovo.Porque o suporte vai falar:”Bem agora que o problema foi resolvido,não há mais nada o que fazer,daí você dirá:”Mais como?Vocês pediram pra eu resetar,quero que roteiem!” E finalmente eles:”tutututututututu”.Essa é a realidade.Olha,com este procedimento de fato você não estará livre de ter que resetar o modem depois,se caso for concluído que o problema é de senha do provedor,mais chegaremos nisso depois…
  • Voltando,agora com o modem ligado direto no PC e o router fora,momentaneamente,tente,navegar,se não der,dê ipconfig denovo no DOS [cmd].Se der [digamos que seu ip é thonson] 192.162.X.X,então o ip do modem está ok,e é provável ser um problema de atualização do drive da placa que pode ser corrigido indo no INICIAR>PAINEL DE CONTROLE>CONEXÕES DE REDE>[ CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO NA CONEXÃO LOCAL QUE ESTÁ ATIVA E VÁ EM ] REPARAR.Daí o micro fará o resto.OBS:.  Tirando o router do PC,não faz com que você perca a conexão que já existia antes,já que a gente não mexeu no reset.Tanto que se tudo estiver certo com sua conexão…Pode reconectar o router,mais saiba,que sua senha fica salva no modem,o router só divide a conexão.
  • Voltando….Depois de reparar,se o windows deu a resposta de que pode se conectar novamente,então,tente navegar.Veja também o adsl se está aceso e prossiga com a abertura de paginas,como você sempre faz.
  • Se ainda não funcionar,faremos a próxima verificação:

Para saber se o problema é com o modem:

  • Nesse caso sem o router ainda,verifique os cabos do modem,uma coisa que você pode fazer é: Reiniciar o micro,e enquanto o reinicia,você desconecta os três cabos do modem,energia,rede e linha.
  • Agora,quando o PC voltar da reinicialização,com os cabos já conectados novamente. Tente abrir páginas de navegação.
  • Se ainda não der,no INICIAR>EXECUTAR>[DIGITE] cmd.Digite ping [de um espaço] Google.com e dê enter,se der 4 rotas,é porque a navegação ocorre,acima estou explicando melhor sobre.
  • Se nem o ping estiver ocorrendo,utilize o tracert,este comando faz um traçado do ponto inicial [placa de rede] até o ponto final [web].Digite no prompt de comando tracert [espaço] Google.com,e depois verifique desta forma:

O tracert:

  • O salto pode chegar até a 30 linhas dependendo de como se encontra a rota e o estado de sua navegação.
  • Se der tempo esgotado na primeira linha : A placa,que é o ponto inicial encontra-se com problemas [Verifique com um técnico particular]
  • Se der na 2ª linha : modem [em caso de não roteado]
  • Se roteado a 2ª linha é o router e ele que se encontra com problema.
  • 3ª linha : DNS do servidor do Empresa que lhe oferece o serviço Banda Larga [contate a empresa]
  • 4ª linha : Radius afetado [também problema com a empresa,faça o mesmo procedimento da verificação anterior]
  • 5ª linha: Roteadores externos,chegando a este ponto você está na web,chegará nesta condição quando não houver problemas com a linha 1 e 2.A partir daí,se você tem erro de tempo esgotado nesta linha,é falha de DNS dos routers externos.E isso não é problema seu.De fato,o seu problema é com as primeiras linhas,dependendo da topologia de sua rede.
  • Se não der erro algum,está tudo bem com sua navegação.
  • Se mesmo assim não ocorre,aí este será o caso de resetar o modem.
  • Atras do modem há um furo com nome de reset ou rst.Aperte-o com uma caneta.E seu modem voltará as configurações de fábrica.Em caso de modem ds-link as luzes piscarão,em caso de thonson e thouch,o led Power ficará vermelho,e a maioria dos outros modens como Motorola,huawey,etc os leds piscarão e de acordo com o tempo o modem desligar com o reset.Daí é só religa-lo.
  • Daí crie uma conexão no micro.O explicativo de como criar a conexão no XP ou no Vista está no post Assitente para novas conexões.E em seguida se conecte por ele.O router neste caso já não funcionará pois o usuário e senha que estava no modem foi resetado.E se você não souber criar um novo roteamento aí será necessário um técnico de confiança.
  • Se conectar,com o usuário e senha do seu provedor,era um problema de atualização do router.
  • Se der erro,veja no post Erros de Dial-up.Lá explicará o erro que apareceu para ti,mas para já dar uma adiantada,se der erro 691#,é que sua senha precisa ser atualizada com o provedor,para saber qual seu provedor,veja que o usuário que você digita é pessoal@terra.com.br,ou outro provedor…o que vem depois do “@” é o seu provedor de acesso,portanto contacte-o.Se o provedor não encontrar nenhum problema com eles,já deram uma nova senha e o problema persiste,daí é com a empresa de Banda Larga.
  • Outra verificação para com o modem é em especial o modem ds-link,se ele acender um led chamado alm [alarm],significa que o modem entrou em conflito com a placa,neste caso,resete o modem [sendo IP dinamico],e espere para ver se o ALM  acenderá denovo.Se ocorrer,peça outro modem a empresa de Banda Larga.

Espero que eu tenha ajudado!

 

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