LISTA DE DNS

Publicado: 27 de setembro de 2009 por kelldexholland em lista de dns
Tags:, ,
 
Redes e o poder do DNS
Redes e o poder do DNS

 

 

 

Primeiro uma explicação extensa sobre o que é DNS (Domain Name System)…

INTRODUÇÃO:

A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu navegador, por exemplo, http://www.google.com.br, http://www.infowester.com e http://www.ealecrim.net. No entanto, o que o computador faz para encontrar esses sites quando você solicita? É neste ponto que “entra em cena” a tecnologia DNS, que será explicada a seguir

O que é DNS

DNS é a sigla para Domain Name System (Sistema de Resolução de Nomes). Trata-se de um recurso usado em redes TCP/IP (o protocolo utilizado na internet e na grande maioria das redes) que permite acessar computadores sem que o usuário ou sem que o próprio computador tenha conhecimento de seu endereço IP.

Cada site da internet é acessível por um endereço IP. O problema é que existem tantos que é praticamente impossível decorar o IP de cada um. Imagine que ao invés de digitar http://www.infowester.com para acessar este site, você tivesse que informar ao navegador o endereço 200.178.123.25. Imagine então que você tivesse que fazer o mesmo para cada site que você visita, como Google, UOL, Yahoo, etc. Como você deve ter percebido, ia ser trabalhoso acessar cada um desses sites através do endereço IP, pois além de decorá-los, você teria que consultar uma relação de IPs toda vez que quisesse acessar um site novo.

Para lidar com esse problema é que o DNS é usado. É ele que permite o uso de nomes (também chamados de domínios) ao invés dos IPs no acesso aos sites. Basicamente, na internet, o DNS é um conjunto de grandes bancos de dados distribuídos em servidores de todo o mundo que indicam qual IP é associado a um nome (ou seja, um endereço do tipo http://www.nomedosite.com).

Funcionamento do DNS

Como já foi dito, os serviços de DNS da internet são um conjunto de bancos de dados espalhados em servidores de todo o mundo. Esses bancos de dados têm a função de indicar qual IP está associado a um nome de um site. Quando você digita um endereço em seu navegador, por exemplo, http://www.infowester.com, seu computador solicita aos servidores de DNS de seu provedor de internet que encontre o endereço IP associado a http://www.infowester.com. Se os servidores não tiverem essa informação, ele se comunica com outros que possam ter.

Para facilitar esse processo, os nomes dos sites são divididos hierarquicamente, como mostra a imagem abaixo:

esq_dns

 Note que dentro de cada domínio (.com, .net, .gov) existem outras subdivisões. Por exemplo, dentro de .com há .com.br, .com.fr, .com.ar, etc.

Com essas divisões, é possível atribuir cada uma das terminações a uma entidade que as gerencie. Assim, para você registrar um domínio .br, é necessário fazer a solicitação ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, órgão que controla essa terminação. Para registrar um domínio que termine com .fr é necessário procurar a entidade que controle esse tipo.

O servidor raiz – que pode ser entendido como o servidor principal no controle do DNS – é representado por um ponto e, seguindo a ordem de pesquisa, sua inserção é feita no final do nome. Assim, http://www.infowester.com deveria ficar como:

http://www.infowester.com.

Repare que se você digitar o endereço exatamente como está acima, o navegador entrará no site normalmente. No entanto, não é necessário incluir o ponto no final, pois os serviços envolvidos, assim como os browsers, sabem de sua existência e o executam automaticamente.

Para melhor entender o DNS, vamos ao seguinte exemplo: suponha que você queira visitar o site http://www.nomedosite.com.br. Para isso, primeiramente o servidor raiz é verificado e este indica o servidor de terminação .br, que por sua vez, indica o servidor que cuida do domínio nomedosite.com.br que informa qual o seu IP, ou seja, qual o servidor onde o site em questão está localizado.

Cache de DNS

Suponha que você tenha visitado um site que nunca tenha sido resolvido pelo serviço de DNS de seu provedor, de forma que este tenha que fazer uma pesquisa em outros servidores de DNS (através da pesquisa hierárquica). Para evitar que essa pesquisa tenha que ser feita novamente quando outro usuário do provedor tentar acessar o mesmo site, o serviço de DNS guarda a informação da primeira consulta. Assim, em outra solicitação, ele já saberá qual o IP associado ao site em questão. Esse procedimento é conhecido como “cache de DNS”.

As informações do cache são armazenadas por um determinado período de tempo através de um parâmetro conhecido por TTL (Time-to-Live). Este é utilizado para evitar que as informações gravadas se tornem desatualizadas. O período de tempo do TTL varia conforme o servidor e seu administrador.

Breve histórico

Quando a internet ainda era uma ferramenta de uso militar e não possuía muitos computadores, o acesso aos nomes era possível graça a um arquivo de nome hosts.txt. Esse arquivo continha os endereços de cada nome existente. Com o crescimento da internet, esse arquivo passou a crescer de igual forma e chegou ao ponto de ser tão grande que causava atraso nas atualizações. Por volta de 1983, o esquema hoje conhecido como DNS tomou forma para resolver esse problema. Sua primeira especificação pode ser vista aqui.

Finalizando

A utilização do DNS não se limita à internet. Esse recurso pode (e é) utilizado em redes locais, extranets, etc. Sua implementação pode ser feita em praticamente qualquer sistema operacional, sendo muito usual nos sistemas baseados em Unix e no Windows.

***

Um pouco antes de entrarmos na adição do DNS,saiba como chegar até onde ele deve ser colocado:

Vá em Iniciar/executar/[digite:] ncpa.cpl

Daí clique com o botão direito na conexão de rede que você está usando,vá em propriedades,clique em cima de Protocolo TCP/IP,e clique em propriedades novamente.

E então aparecerá a janela de Propriedades de Protocolo TCP/IP…

Clique em Usar os seguintes endereços de  servidores DNS:

Haverá duas aréas de entrada do endereço,um denominado

Servidor DNS Preferencial ,onde será colocado a primeira sequência de DNS (é só reparar,abaixo na lista tem duas sequencias de DNS,uma em baixo da outra,e no preferencial coloque a primeira sequencia)

Servidor DNS Alternativo ,onde então será colocado a segunda sequencia…esse é o servidor mais usado.

Ha dois tipos de DNS,pois caso uma entrada falhe há a segunda opção,e se caso o servidor geral desta linha de DNS falhar,coloque outra categoria de DNS,a categoria é de onde ele vem,tipo DNS da Telefonica,DNS UOL,DNS Terra…etc…

>>>Terminando,agora só dê ok nas janelas que estavam abertas e as configurações só terão efeito quando você reconectar a internet…

[Mas em off: Até dá pra perceber uma mudança sim na navegação,só que é passageira...ja que o DNS não permanece fixo como um IP fixo por exemplo]

Ah!E não importa qual DNS você colocará,por que ele serve para navegação geral,e não só do site do seu provedor por exemplo…

Que nem,não é por que seu provedor de Banda Larga é Terra que você não pode colocar um DNS UOL,isso não interfere em nada,nem na sua conta do final do mês.

E pessoal entendido de redes,estou colocando essa explicação,por que acreditem ou não mais ja ouvi muitas queixas de clientes que tinham medo de colocar um DNS de outro servidor porque achava que sua conta no Terra por exemplo seria cancelada,ou aumentaria…o que não é verdade.

                                                                          ***

Agora sói ilustrando o que descrevi…

Vá em iniciar ->Executar:

exe ncpa

em seguida abrirá a pasta conexões de rede:

Já clique com o botão direito na conexão padrão de rede e vá em propriedades…

cx rede

e então aparecerá a janela de Propriedades de “VIVO” [porque é a minha conexão]

proprivivo 

Só um detalhe,minha conexão é 3G e por isso funciona como dial up,daí eu ainda tive que ir na aba Rede pra chegar no protocolo TCP/IP

E já clique no botão Propriedades desta janela:

prop

 E aparecerá a janela para colocar os respectivos DNS’s [já coloquei todas as informações pois ja estava perdendo a paciencia de dar tanto print]

dns

 E se reparar eu ja coloquei um DNS aí pra teste…esse é o da Telefonica,mas como ja disse é pra teste…por que se você decidir dar um ping nesse DNS ele geralmente dá muita perda então se possivel,por favor coloquem outro DNS,vejam a lista e quantos que tem…

Concluindo,só dê enter nas duas janelas de conexão local e reconecte a net que vai funcionar…ok!

***

Bem o DNS lhe ajuda a melhorar a navegação portanto eu colocarei a lista de todos os possiveis dns’s existentes pra lhe ajudar com sua navegação:

Os DNS da intelig sao os melhores, eles tem acordo com o conteudo akamai. 

Downloads da microsoft, nvidia, yahoo e varias outras grandes empresas e
fica muito rapido o download/acesso a esse conteudo usando dns da Intelig ou da Optiglobe. 

Para provar:

C:\Documents and Settings\Administrator>nslookup download.microsoft.com 200.184.26.3
Server: ns1.intelignet.com.br
Address: 200.184.26.3
Non-authoritative answer: Name: a767.ms.akamai.net
Addresses: 200.157.208.240, 200.157.208.233
Aliases: download.microsoft.com, main.dl.ms.akadns.net intl.dl.ms.akadns.net,
dl.ms.d4p.net, dl.ms.georedirector.akadns.net

Vejam que ele apontou p/ um servidor deles (Nacional).

O Vista eu baixei no maximo da conexao sem download manager. 

C:\Documents and Settings\Administrator>nslookup http://www.nvidia.com/ 
200.184.26.3
Server: ns1.intelignet.com.br
Address: 200.184.26.3
Non-authoritative answer: Name: a1650.g.akamai.net
Addresses: 200.157.208.232, 200.157.208.240
Aliases: http://www.nvidia.com/, http://www.nvidia.com.edgesuite.net/  

Utilizando os da Optiglobe (bons tambem) 

C:\Documents and Settings\Administrator>nslookup download.microsoft.com
200.185.6.131
Server: dns1.optiglobe.net.br
Address: 200.185.6.131
Non-authoritative answer: Name: a767.ms.akamai.net
Addresses: 200.160.193.38, 200.160.193.40
Aliases: download.microsoft.com, main.dl.ms.akadns.net intl.dl.ms.akadns.net,
dl.ms.d4p.net, dl.ms.georedirector.akadns.net 

DNS Intelig:

200.184.26.3

200.184.26.4 

DNS Optiglobe:

200.185.6.131

200.185.6.163

***

DNS
 Primário
 Secundário
 
Virtua NOVOS
 201.6.0.112 

 201.6.0.108 

Telefonica NOVOS
 200.205.125.58
 200.205.125.57
 
UOL NOVOS ***
 200.221.11.100
 200.221.11.101
 
UOL NOVOS
 200.221.11.98
 200.147.255.105
 
Terra NOVOS 
 200.176.3.130 

200.176.2.75
 
Telemar NOVO
 200.165.132.155   
 

opendns.org
 208.67.222.222
 208.67.220.220
 
AJato
 200.162.192.5
 200.162.192.3
 
br.inter.net 
 200.185.56.49
  
 
Brasiltelecom  
 200.199.252.68
 200.199.241.17
 
Brasiltelecom  
 200.203.0.83
 200.203.0.84
 
EMBRATEL
 200.255.122.6
 200.255.253.238
 
EMBRATEL
 200.255.253.241
 200.245.255.033
 
EMBRATEL
 200.255.125.211
 200.245.255.65
 
FPSP.FAPESP.BR
 143.108.025.103
  
 
IG
 200.225.157.104

200.225.157.105

JSOL
 200.196.94.146

200.196.94.149

Matrix
 200.202.7.1
 200.202.17.1
 
Netbank
 200.203.199.2

200.203.199.3
Netpar
 200.255.244.1
 200.255.244.3
 
Onda – PR
 200.195.192.130
 200.195.192.10
 
Onda – PR
 200.195.192.10
 200.195.192.8
 
SENFFNET/PARATI.COM

200.196.91.250

200.196.91.210
SOFTALL

200.198.100.6

200.198.100.3
SUL BBS

200.219.150.4

200.219.150.5

 

Telefonica(antigos)
 200.204.000.10
 200.204.000.138
 
Telemar
 200.222.0.34 
 200.223.0.35
 
Telemar 
 200.222.0.35  
 200.223.0.84
 
Telepar
 200.193.136.60

200.199.241.17
Terra  
 200.177.2.10  
 200.176.254.10
 
Unicamp  
 143.106.2.5  
 143.106.51.37
 
UOL  (antigos)
 200.246.5.2  
 200.246.5.87
 
UOL  (atuais )
 200.221.11.100  
 200.221.11.101
 
USP
 143.107.253.3
  
 
Virtua

200.245.127.130
 200.212.223.043
 200.212.223.044
 
VOE
 200.173.112.4 
Way Internet
 200.150.4.4

200.150.4.5

Way Internet
 200.150.13.244

200.150.13.243
ZAZ
 200.246.248.10  
 200.248.149.1
 
       
DF, MT, MS, AC, RO

200.199.241.17

200.199.252.68
GO

 200.193.193.234 

200.199.252.68
PR

200.193.136.60

200.199.241.17
SC

200.215.1.43

200.215.1.44
RS

200.180.128.68

200.199.241.17
  200.225.157.104  
  200.230.128.21  
     

Lista atualizada de todos os DNS da GVT

Regiao de Brasilia, Goiania, Anapolis, Cuiaba e Campo Grande:

Servidor Primario 200.175.182.139
Servidor Secundario 200.175.5.139

Regiao Centro SUL

Servidor Primario 200.175.5.139
Servidor Secundario 200.175.89.139

Regiao Sul

Servidor Primario 200.175.89.139
Servidor Secundario 200.175.5.139

O pool de servidores sao localizados respectivamente em:

200.175.5.139 CURITIBA
200.175.89.139 Porto Alegre
200.175.182.139 Brasilia

Operacao GVT

 

 Terra 
200.177.250.10   
200.176.2.10

ZAZ
200.246.248.10  
200.248.149.1
Brasiltelecom  
200.199.252.68  
200.199.241.17
Unicamp  
143.106.2.5  
143.106.51.37
 
Telemar  
200.222.0.35  
200.223.0.84
 
Matrix
200.202.7.1
200.202.17.1
 
 Telefônica

200.204.0.10
200.204.0.138
Virtua 
200.212.223.043
 200.212.223.044
Onda – PR
200.195.192.130
200.195.192.10
 
Lista dos DNS do Velox

AL
200.149.55.104
200.202.193.171
 
BA
200.149.55.140
200.202.193.171
 
CE
200.223.0.83
200.223.0.84
 
MA
200.202.193.71
200.149.55.141
 
MG / ES
200.202.93.75
200.202.0.34
 
PA
200.149.55.140
200.202.193.71
 
PB
200.223.0.84
200.222.0.34
 
PE
200.202.193.75
200.202.193.76
 
RJ
200.149.55.142
200.165.132.148
 
RN
200.149.55.142
200.202.0.39
 
SE
200.149.55.142
200.222.0.39
 

DNS da Brasil Telecom

Filial  
 
RS  
201.10.1.2  
201.10.120.2
 
SC  
201.10.120.3  
201.10.1.2
 
PR  
201.10.120.2  
201.10.128.3
 
GO  
201.10.128.3  
201.10.120.3
 
DF  
201.10.128.2  
201.10.120.2
 
MS  
201.10.128.2  
201.10.1.2
 
MT  
201.10.128.2  
201.10.120.3
 
RO/AC  
201.10.128.2  
201.10.1.2
 

Outros:

212.27.32.5 Free.fr francês

200.19.74.21 Brazilian Research Network
200.137.65.132 Universidade Federal do Espirito Santo
200.192.112.8 Pontificia Universidade Catolica do Parana

200.202.193.76 NS2 Telemar
200.222.0.35   NS4 Telemar
200.149.55.140 NS5 Telemar
200.222.0.34   RIO1 Telemar
200.202.193.71 Telemar
200.202.193.75 Telemar
200.202.193.69 Telemar
200.223.0.83   DNS Telemar / Velox  BA

 

Aí vão alguns dns lembrando que alguns deles não pingam. 
Isso foi bloqueado por causa dos scripts de autenticação estavam
prejudicando o desempenho (imagine 1000 scripts pingando de 5 em 5 minutos )
 alguns chegavam a pingar de 5 em 5 segundos.

São mais de 50 dns e pasmem, a maioria não são usados, e os callcenters
nem sabem de sua existencia hoje em dia

 

200.222.0.34
200.202.193.76
200.202.193.71
200.149.55.140
200.202.193.75

 

Lista dos DNS da BRT
Brasil Telecom

DF, MT, MS (BrT) 200.199.252.72 200.199.252.68
GO (BrT) 200.193.193.234 200.199.252.68
PR (BrT) 200.193.136.60 200.203.191.8
RS (BrT) 200.180.128.68 200.199.241.17
SC (BrT) 200.215.1.43 200.215.1.44
     
Velox Dns

AL 200.149.55.104 200.202.193.171
BA 200.149.55.140 200.202.193.171
CE 200.223.0.83 200.223.0.84
MA 200.202.193.71 200.149.55.141
MG/ES 200.202.93.75 200.202.0.34
PA 200.149.55.140 200.202.193.74
PB 200.223.0.84 200.222.0.34
PE 200.202.193.75 200.202.193.76
RJ 200.149.55.142 200.165.132.148
RN 200.149.55.142 200.222.0.38
SE 200.149.55.142 200.222.0.38
     
VIRTUA Dns

 200.212.223.43

200.212.223.044
     
Para que servem os DNSs ?

Básicamente ele faz resolução IP <> Nomes, mas não é só isso,

além de reverter IP <> Nomes, ele é um banco de dados que
registra/acessa estes dados para fornecer informações de clientes,
domínios, name servers. Não só isso como também consulta outros bancos
de dados chamados ‘ROOT HINTS’ para resolver consultas das quais ele
desconheça.

Atualização dinâmica (segura ou não) de clientes registrados no domínio
em seu BD ao invés de se utilizar a forma estática do lmhosts(NETBIOS).
Limitação do período de registro(aging) dos HOSTS (A) em seu registo
evitando que se acumule registros velhos de clientes que não fazem mais
parte do domínio.

Em conjunto com AD (Active Directory) oferece um amplo registro entre
domínios (árvores e florestas) de seus respectivos clientes e global
catalog de forma automática e dinâmica (se for configurado desta meneira).

Para mais informações faça o download do curso gratuitamente na Microsoft:

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;330511

Ou para UNIX/Linux veja em :

http://www.tldp.org/HOWTO/DNS-HOWTO.html

http://www.tldp.org/HOWTO/Net-HOWTO/

http://www.tldp.org/HOWTO/Networking-Overview-HOWTO.html

About these ads
comentários
  1. Marcos Teixeira disse:

    Achei tudo muito interessante.
    Gostaria de receber mais informações sobre o assunto.

    • assim que possivel exibiremos informações ou colocaremos um tutorial.mas para melhor lhe ajudar….explique melhor quais sao suas duvidas…o que vc quer realmente saber para que a resposta seja mais precisa com aquilo que vc quer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s